top of page

ENCONTRE SUA LIBERDADE

  • Foto do escritor: Rhayra Horaguchi
    Rhayra Horaguchi
  • 12 de nov. de 2021
  • 6 min de leitura

Liberdade


Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, autonomia, auto-determinação, espontaneidade e intencionalidade. A liberdade pode ser entendida em um sentido amplo ou mais restrito, pensado como liberdades e definidas pelo Direito.

Para Platão, o homem livre é aquele que consegue dominar seus sentimentos, seus pensamentos, a si próprio. A partir deste pensamento e de diversos outros, observa-se que Platão entende por liberdade a opção de cada indivíduo em viver na virtude, em consonância com a moral ou não.

Para Kant, a liberdade é a autonomia de cumprir seu dever de acordo com as Leis da Natureza. Dessa forma, somos donos de nós mesmos e de nossas ações. Para Deus... Ser livre significa pertencer completamente a Deus, fazer a sua vontade, porque Ele deseja a nossa salvação e ser escravo do pecado significa ir pela própria estrada, ser senhores de nós mesmos. Alguns filósofos dizem que a liberdade é uma mentira, meu professor de filosofia do primeiro ano do ensino médio fazia a gente se questionar se éramos livres quando buscávamos nossos desejos ou nos tornávamos escravos dos desejos pensando que essa é a liberdade concreta, fica ai um questionamento que te fará pensar por algumas horas.


Tem algumas coisas que você precisa saber sobre o mundo aqui fora.

Eu costumo dizer que já vivi muitas vidas até chegar nesta, não que eu saiba se isso realmente é verdade ou não. Mas é algo que parece vibrar dentro dos meus ossos, corre como sangue nas minhas veias, aquilo que um dia já vivemos permanece como memoria muscular.


O mundo não espera que você seja diferente, não espera que você o conquiste. Isso, é um ponto falso negativo, a gente acredita que por não sermos reconhecidos, não vale a pena construir nada. O tal do "ostento para mostrar que tenho algo", o anonimato é uma dádiva minha filha! Quando não é você que está na mira, nem no gatilho, pode ter certeza de que não haverá limites te impedindo de conquistar seu poder.


E poder, é o maior premio pecador dos seres humanos, a gente pode usar isso ao nosso favor, podemos construir coisas lindas, podemos contribuir com algo bom, mas não pense que vai conseguir isso se deixar que o mundo pise de todos os lados em você. Pessoas passivas não conseguem seguir a diante com tanta frequência, não conheço nenhuma historia incrível sem que alguém tenha usado as garras para conquistar o poder. E o poder que estamos acostumados a notar, não é o mesmo que estou escrevendo aqui agora. São distintos, detalhes pequenos mudam totalmente a comunicação que queremos transmitir para uma ação, isso aprendi em programação, um detalhe e seu código pode dar errado, um mal entendido leva seu código para qualquer caminho menos o seu objetivo.

E quando eu digo que o "mundo" em questão quer te destruir, eu estou apenas substituindo alguns nomes. Você sabe bem quem quer te destruir, você conhece aquilo que sente, se não, você precisa se ouvir mais, as vezes, é você mesmo seu próprio inimigo.


E é ai que as coisas ficam interessantes.


Odeio as despedidas, eu tenho uma ligação com cilos viciosos, meu ponto fraco é desejar o confortos das coisas mais absurdas, é por isso que tenho que tomar cuidado com meu maladaptive daydreaming do dia a dia, traduzindo: síndrome do devaneio excessivo é um transtorno psiquiátrico que resumindo de uma forma bem simples é o sonhar acordado. A pesssoa faz usos de fantasias ou sonhos para se isolar da realidade ou fugir de um conflito interno. E não queira estar nos meus devaneios, acredite!


Mas voltando ao confito atual, estou próxima de terminar um ciclo muito importante da minha vida, embora eu ainda tenha tempo, estou sentindo o impacto da minha despedida, escolher é complicado, mas nunca tive tanta certeza de algo assim quanto isso. Eu não posso ficar adiando mais dias até ter a sorte de ir embora atrás dos meus sonhos, eu preciso fazer minha parte, mas isso não quer dizer que vai doer menos o finalmente "adeus". As incertezas de ter dinheiro ou não para pagar as contas, a certeza de que vou tomar meu próprio caminho a partir disso, rumo aquilo que tanto planejei, sair de um emprego é ruim, sair de um emprego que te faz mal é um alivio, sair de um que você gosta, doí solenemente. Fechando esse ciclo, entrarei em um que a representação perfeita de sensações é "como uma montanha russa em direção pra cima" e quando eu finalmente estiver dando conta de mim mesma, a sensação será como se finalmente após a longa subida, o estopim da descida mais louca do mundo começasse até atingir a cabeça!


Eu vou me mudar, não de casa, de cidade... Vou para outro país, viver uma vida completamente diferente da minha, vou de vez! E esse é o maior passo da minha história, é o começo da grande subida. Por isso, ao invés de ficar com a incerteza de "vou ou não" ser efetivada na onde trabalho, decidi tomar outro caminho, ir de vez para algum lugar, começar em alguma coisa. Decidi ir embora, para outro país, outra língua, outra vida. Recomeçar loucamente de novo!


E se você leitor chegou até aqui. Significa que até lá os detalhes de tudo você não vai perder! E eu não vou deixar de contar. E para quem está curioso quando ao Maladaptive Daydreaming, eu costumo ter pensamentos holográficos, eu posso estar na sua frente mas se eu estiver imaginando, eu vou estar em outro lugar, inconscientemente em plena luz do dia. É por isso que quando leio, eu realmente vejo a história acontecendo na minha frente, certos males tem seu lado altamente bom para tirar proveito, o preço que é alto demais no final, anote isso!


Meus relatos só não podem te fazer diminuir qualquer vontade, qualquer chama que esteja começando no seu coração, ansiar pela liberdade é a coisa mais maravilhosa do mundo, mas também é agonizante. Aquele frio na barriga, não é romântico, é seu intestino alertando sinais de risco, mas nossos caminhos são como ondas magnéticas, tem seus altos e baixos, e cada curva é como os riscos de uma operação de investimento financeiro, riscos altos, riscos baixos. Tudo é um risco. se arriscar é parte do contrato da vida. E cá entre nós, entre se arriscar a tão pouco na vida e arriscar tudo para viver de formas diferentes, fazendo algo que seu coração anseia, sendo o preço o mesmo para qualquer caminho que escolher, a escolha acaba até ficando fácil depois dessa frase!


Quando eu tomava decisões como essa, findava ciclos cansativos da vida, meu caminho florescia e eu tinhas noites maravilhosas de sono, nada se compara a essa sensação! Então a dor do Adeus pela expectativa de um amanhã melhor nunca me pareceu mais bela de todas as coisas que já vivi nesta vida.


Tudo até o fim, precisa ter valido a pena, cada segundo de tudo! Cada lagrima, cada recompensa, cada dor, cada aprendizado pós traumas que falamos para as pessoas que não precisávamos ter passado por escolhas que fizemos, e que a vida trás, cada aprendizado de erros, cada caminho já percorrido. Cada detalhe de tudo, até o fim.

Encontre aquilo que te liberta! Lembra algumas linhas atrás que eu disse que, "você mesmo seu próprio inimigo."?

Sim, mas somos nossa própria chave para a liberdade, nós precisamos aprender no caminho a direcionar nosso próprio amago. Igual a uma publicação que vi no Tik Tok, o @ dela é @camillamattar:

Ela fez uma tatuagem que tinha esse significado: "Eu sou meu demônio", se você estiver tipo: Credo o que é isso? - Se liga minha filha presta atenção nos detalhes, tenha uma mente e um coração aberto.

Ser um ser humano é complexo: temos nossas belezas e nossas fraquezas, reconheço os meus defeitos e é meu dever saber domá-los.

É isso que significa a tatuagem dela, eu achei lindo! Isso apareceu em um momento em que eu precisava, ir embora do meu trabalho, finalizar esse contrato, olhar em volta de todos hoje, me fez sentir que eu sou substituível, que eu posso não ter feito meu melhor, um acesso de panico esquisito no meio do trabalho, eu questionei tudo, mas eu sempre levo essa coisa de "ultimas vezes" comigo, eu precisava me lembrar que independente de fazer algo na minha vida pela ultima vez ou não, eu fiz o meu melhor, eu deixei meu legado, uma parte da minha história se cruzou com aquelas pessoas incríveis, eu precisava lembrar disso, porque tem momentos da minha vida, que eu preciso me lembrar de forçar a continuar respirando, porque a vida me trás tantos altos e baixos que sou formada em montanhas russas, ou super penhascos.

Eu tenho costume de perguntar aleatoriamente sobre como é a fé das pessoas com quem eu ando, só para saber no que elas acreditam, qual tem sido o caminho delas.

Eu acho que minha maior fé, é a que eu deposito na minha capacidade de tentar, de acreditar em cada sonho, devaneio ou suspiro meu, eu tenho muita fé em mim, eu nunca desisti de continuar comigo. E essa seria a minha resposta caso alguém perguntasse de verdade.


A liberdade, está nos detalhes, nem sempre no fim, mas talvez no meio do caminho que estamos trilhando na vida! Eu desejo com todo meu coração que você encontre a sua, assim como eu estou tentando encontrar a minha, e não se esqueça de buscar uma resposta pra quando alguém te perguntar aleatoriamente, qual é sua fé, adoro respostas criativas! E seja qual for sua filosofia sobre a liberdade, buscar por respostas é se por a prova das situações da vida, só encontramos as respostas quando buscamos por elas. Ou seja, redundantemente, vale a pena tentar!

Boa sorte no seu caminho.

- Rhayra

 
 
 

Comments


GOSTOU?
SE INSCREVA PARA RECEBER MAIS PUBLICAÇÕES!

Obrigado por se inscrever!

SIGA JUSTE UNE HISTORIE NO INSTAGRAM!

  • Instagram
bottom of page